Você sabe o que é a Guerra dos Farrapos?

Sejam todos bem-vindos a seção cultura do meu blog, hoje vou falar um pouco sobre história, na verdade especificamente vou falar sobre a guerra dos farrapos.

Depois de assistir um jogo do torneio regional na TV a cabo entre Internacional/RS x Canoas/RS e ver que estão dispultando a taça farropilha que é um dos turnos do campeonato gaúcho resolvi voltar ao tempo de história e saber um pouco mais sobre as origens do Rio Grande do Sul que fazem parte de nossa história e teve grande influência sobre movimentos revolucionários na época do Brasil imperial e, outras provincias e mudou o cenário politico que hoje conhecemos.

Admito que é dificil entender a guerra dos farrapos por mais que se leia sobre o tema, mas, depois você começa a entender por que o povo gaúcho é tão regionalista e tem um orgulho tremendo de ser gaúcho tche.

A guerra dos farrapos foi um movimento separatista ocorrido na época imperial, precisamente ela durou cerca de dez anos (20 de Setembro de 1835 a 1 de Março de 1845) dando origem a República Rio Grandense.

A origem deste movimento separatista foi causada por uma revolta sobre o conflito político dos liberais que propõe um estado que tem um poder de autonômia maior do que as provincias e a constituição de D. Pedro I de caráter unitário, logo os Farrapos são todos aqueles que se revoltaram contra o governo imperial e acreditavam que a melhor forma de haver paz era a independência (separação) das provincias.

No entanto tal movimento não era visto com bons olhos pelos militares e era muito dificil vencer, mas, o movimento ganhou força como ocorreria em São Paulo em 1842 assim como demais provincias do Brasil.

Achou isso interessante? Para saber mais sobre a Guerra dos Farrapos acesse o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_Farrapos

Anúncios

Sobre Thiago

Thiago Pereira de Brito (29) Jaraguá – São Paulo – SP é um cidadão que já teve de logo cedo lutar para viver, nascido no hospital Cruz Azul estava tentando ganhar peso suficiente já que nasceu fraco, mas infelizmente o excesso de oxigenação queimou o globo ocular de sua visão direita e o deixou sem entrada de luz e também afetou consideravelmente o olho esquerdo do qual enxerga estimados trinta por cento. O primeiro grande desafio do Thiago venho na infância a escolha de uma escola normal ou especial não parecia uma decisão muito fácil, mas, Thiago escolheu de bate pronto o que queria enfrentar e durante boa parte de sua vida enfrentou dificuldades sendo que a maior delas foi a sua própria alfabetização. Hoje Thiago trabalha como analista de suporte à redes por uma grande empresa, formado em ciência da computação tem uma história vencedora que você pode conhecer neste site acessando a seção História de Thiago.
Esse post foi publicado em Cultura. Bookmark o link permanente.

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s