Você sabe o que é sensação térmica?

Tabela_sensação_térmicaEm épocas de inverno rigoroso e principalmente em áreas onde a drástica baixa de temperatura não é um costume como os que os paulistas estão enfrentando no Brasil é comum ter dois índices de medição nas estações meteorológicas a temperatura real e a tal sensação térmica, mas, afinal o que é isso?

A sensação térmica a temperatura que os habitantes de uma determinada região pode sentir que normalmente se difere das temperaturas apontada pelos termômetros da cidade, isto acontece por que a sensação térmica sofre essa diferença da temperatura real devido a diversos fatores como a altura geográfica, as condições relativas a umidade do ar, solo entre outras, mas, principalmente pela direção e velocidade do vento.

Em outras palavras pode se dizer que uma cidade pode fazer frio de 6 graus positivo, mas, ter a sensação térmica de 1 grau positivo por exemplo, caso esses fatores e principalmente os ventos da massa de ar polar forem intensos, normalmente entre 60 a90 km/h, resumindo quanto mais é intenso a velocidade e direção dos ventos, maior será a sensação térmica e consequentemente a diferença de temperatura. (Lembre-se de que a sensação térmica é a temperatura de que de fato iremos sentir, enquanto que a temperatura registrada nas estações de previsão é apenas a do ar e não leva em conta esses fatores como a densidade do ar, umidade e velocidade do vento).

Formula para calcular a sensação térmica onde V é velocidade do vento em km/h e T é a temperatura em graus Celsius

formula_sensação_térmica

Para saber mais sobre isso acesse os seguintes sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensa%C3%A7%C3%A3o_t%C3%A9rmica
http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/sensacaotermica.php

Anúncios

Sobre Thiago

Thiago Pereira de Brito (29) Jaraguá – São Paulo – SP é um cidadão que já teve de logo cedo lutar para viver, nascido no hospital Cruz Azul estava tentando ganhar peso suficiente já que nasceu fraco, mas infelizmente o excesso de oxigenação queimou o globo ocular de sua visão direita e o deixou sem entrada de luz e também afetou consideravelmente o olho esquerdo do qual enxerga estimados trinta por cento. O primeiro grande desafio do Thiago venho na infância a escolha de uma escola normal ou especial não parecia uma decisão muito fácil, mas, Thiago escolheu de bate pronto o que queria enfrentar e durante boa parte de sua vida enfrentou dificuldades sendo que a maior delas foi a sua própria alfabetização. Hoje Thiago trabalha como analista de suporte à redes por uma grande empresa, formado em ciência da computação tem uma história vencedora que você pode conhecer neste site acessando a seção História de Thiago.
Esse post foi publicado em Cultura. Bookmark o link permanente.

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s