Linha 7 Rubi da CPTM tem embarque insuportável no horário de pico, tanto na ida ao trabalho quanto na volta para casa

Plataforma 5 Barra Funda

Plataforma 5 Barra Funda

Antes mesmo da estação Vila Aurora ser implementada os usuários da Linha 7 Rubi da CPTM podem constatar que a linha ferroviária mais antiga da CPTM que liga o centro de São Paulo na Luz até o município de Jundiaí está longe de ser razoavelmente aceitável.

Todas as manhãs e as tardes para as noites, ou seja, em horários de maior movimento a linha está inquestionavelmente sobrecarregada, como raramente há um sistema de LOOP no período da tarde os usuários tem de conviver com o desconforto tanto na ida quanto na volta para casa sendo de tarde o pior dos momentos da linha.

Superlotação, intervalos excessivos é apenas alguns dos problemas da Linha 7, outro fato que o usuário frequentador da linha pode ter notado é que a Linha 7 também teve um aumento do tempo de viagem quando o usuário já se encontra dentro da composição, comparado com os dados de dois anos atrás os trens da Linha 7 hoje levam ao menos 13 minutos a mais para chegar ao destino apesar da CPTM ter informado que o aumento foi de apenas 4 minutos. Antigamente era possível fazer o percurso Jaraguá até a Barra Funda em 17 minutos, hoje a viagem leva ao menos de 26 a 30 minutos, também antigamente o percurso Jaraguá até a Luz levava 25 minutos e atualmente pode chegar a 40 minutos.

Trem que saiu da Barra Funda carregado de passageiros

Isso acontece por que existe alguns trechos onde os trens andam mais devagar, entre Vila Aurora até Piqueri é uma lentidão só e depois entre Barra Funda e Luz demora mais que o necessário.

A CPTM informou que a necessidade de redução de velocidade é por motivos operacionais, mas, este blogueiro acredita que existe alguma precariedade no trecho que impede sua maior velocidade, pois isso sempre aconteceu e não é algo esporádico. Seu intervalo anunciado em horários de pico é de 6 minutos, mas, na pratica leva-se 10 ou mais principalmente nas viagens de tarde, já que as viagens de manhã possui LOOP com alguns trens se formando em Caieiras e as vezes podem alcançar intervalos de 4 minutos.

A Linha 7 chegou a um ponto que está se tornando insustentável e sua viagem no horário de maior movimento, com intervalos extremamente longos, acredito que o desempenho foi bastante prejudicado principalmente por a linha não possuir frota padrão de veículos, ainda não ter estrutura adequada para as novas composições e também devido a implantação da linha Amarela do metrô que causou um fluxo maior de passageiros para a linha no sentido Jundiaí/Francisco Morato o que resulta na pratica em trens extremamente cheios na estação da Luz um atrás do outro impactando assim no embarque dos usuários que pegam o trem na estação Barra Funda vindos dos trens da Linha 3 Vermelha do metrô.

Como é sabido pelos usuários, todos os domingos a linha para por obras de modernização e na pratica os usuários não vê nenhuma melhora, lembrando que o embarque na estação Vila Aurora ainda encontra-se tímida, imagine depois que esse fluxo aumentar, isso irá certamente impactar o embarque do pessoal do Jaraguá se considerar que a diminuição de usuários dessa centenária estação não seja muito significante.

Já passou da hora da Linha 7 ter a atenção que ela merece, ela está no seu limite e já sofreu diversos problemas, o mais recente foi o descarrilamento provocado por um trem de carga da MRS que colidiu-se contra um trem de passageiros, este reflexo ainda repercute por vários dias já que provavelmente houve carga derramada nos trilhos e deixaram os moradores de Franco da Rocha sem trem acionando assim o plano PAESE.

Com certeza a Linha 7 precisa de atenção, não adianta nada ter uma estação ferroviária nova com todos os padrões de acessibilidade como a nova Estação Vila Aurora se o serviço prestado na linha precisa melhorar muito para ser considerado ruim por que neste momento ele está abaixo de ser ruim, simplesmente uma vergonha e pensar que a tarifa dos trens da CPTM poderia ter aumentado 0,20 centavos, realmente é lamentável e totalmente desumano o que está acontecendo com os usuários da Linha 7.

Anúncios

Sobre Thiago

Thiago Pereira de Brito (29) Jaraguá – São Paulo – SP é um cidadão que já teve de logo cedo lutar para viver, nascido no hospital Cruz Azul estava tentando ganhar peso suficiente já que nasceu fraco, mas infelizmente o excesso de oxigenação queimou o globo ocular de sua visão direita e o deixou sem entrada de luz e também afetou consideravelmente o olho esquerdo do qual enxerga estimados trinta por cento. O primeiro grande desafio do Thiago venho na infância a escolha de uma escola normal ou especial não parecia uma decisão muito fácil, mas, Thiago escolheu de bate pronto o que queria enfrentar e durante boa parte de sua vida enfrentou dificuldades sendo que a maior delas foi a sua própria alfabetização. Hoje Thiago trabalha como analista de suporte à redes por uma grande empresa, formado em ciência da computação tem uma história vencedora que você pode conhecer neste site acessando a seção História de Thiago.
Esse post foi publicado em Opinião e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Linha 7 Rubi da CPTM tem embarque insuportável no horário de pico, tanto na ida ao trabalho quanto na volta para casa

  1. Paula Marques disse:

    Tiago ano que vem tem eleições,vamos ficar atento as propostas dos candidatos
    para a CPTM ,ALCKIMIM e o PSDB faz muito pouco ou quase nada para melhorar a CPTM
    depois da denuncia de desvio de 450 milhões pela “revista ISTO È “, as obras de modernização praticamente pararam…………..e povo sofre muito ….á vi muita gente se pisoteada,amassada e até gente desmaiando dentro do vagão,situação absurda,e a tendência é piorar se nada for feito
    Jaraguá,PERUS,CAIEIRAS e MORATO não tem transporte a unica opção é o trem da CPTM .
    se não tiver investimentos do governador,a questão ficará insustentável.

  2. Paulo Alves disse:

    Tiago vc é guerreiro
    parabens pelos videos
    ,este tipo de protesto e
    que muda as coisas neste Pais.
    continue,fazendo o seu protesto
    um dia o governador ALCKIMIM vai olhar com carinho
    para o precario sistema de transportes publico do estado.
    eu espero.

  3. roberto disse:

    MARCOS ZERBINI
    o principal político atuante no Jaraguá,(de forma e ineficiente,diante de tantas demandas)
    saiu de ferias logo após a Inauguração da ESTAÇÃO VILA AURORA da CPTM, em ANGRA DOS REIS no RJ e sofreu um grave acidente, no dia 13 de setembro,ao abastecer a sua lancha no posto de abastecimento em Angra o Barco explodiu,lançado o deputado e sua esposa CLEUZA vários metros da embarcação.seu corpo teve 15% de queimaduras e sua esposa também saiu ferida,,,ambos estiveram internado em ANGRA…,passado o susto ambos já tiveram alta e estão em recuperação em casa …..graças a Deus foi só um susto …..nos próximos meses (diga-se ano que vem) eles retornaram as atividades normais ,lutando por ESGOTO,ASFALTO,HOSPITAL e um DISTRITO POLICIAL na VILA AURORA.

  4. Leoni disse:

    Proposta de implantação em São Paulo de trens expressos urbanos com composições pendulares de dois andares (double decker) para locais de alta demanda:

    São Paulo Campinas
    -7 estações (São Paulo, Francisco Morato, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas).
    ~35 mil pass/dia (2014)

    São Paulo Cumbica (Linha 13 Jade)
    -n estações (São Paulo, aeroporto de Cumbica).
    ~80 mil pass/dia (2014)

    * Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)
    -5 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca).
    ~183 mil pass/dia (2014)

    Expresso Oeste Sul (Linha 8 Diamante)
    -4 +2 estações (Barueri, Carapicuíba, Osasco e Pinheiros), com previsão de prolongamento até Tamboré e Alphaville.
    ~216 + 44 mil pass/dia (2014)

    * Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)
    -6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).
    ~416 mil pass/dia (2014)
    Espero que os burocratas não cometam a mesma insensatez que ocorreram com as linhas 4-Amarela, e 5-Lilás entre outras, nas quais foram especificadas bitolas e alimentações elétricas divergentes das existentes, assim ficariam bloqueadas as integrações em “Y” como esta por ocorrer nas integrações das estações Santa Cruz da linha 1- Azul e com a estação Chácara Klabin das linhas 5-Lilás com a 2-Verde e na futura linha 6-Laranja entre Metrô e Monotrilho, nas quais os usuários tem que obrigatoriamente fazer transbordo nestas estações se desejarem prosseguir viagem.
    *Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.
    Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;
    – Para a altura da carruagem (h~=4,3m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.
    – Poderá existir a necessidade de investimento na repotêncialização de algumas subestações, e a capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-68, e dormentes de concreto.

    – Adequação e reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro ( 6 linhas).

    – Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega, (exceto se a estação for curvilínea), o que não recomendável nem para os convencionais.
    – Potência= ~ 3000 kW.
    – Atendimento de poucas estações (caso da linha 8).
    – Demanda pequena (no caso das linhas 7 e 8).
    – Existência de linha disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)
    – Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).
    – O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).
    – No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.
    – Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (Incluindo as do tipo piso rebaixado).

    • Paulo disse:

      A única coerência que vi acima foi a reunificação da linha 7 e 10 que nunca devia ter sido interrompida… É isso que provoca a grande demora entre as estações barra funda e luz. Trem expresso de jundiaí, francisco morato principalmente para barra funda é essencial, agora para que trens de 2 andares? Muito melhor aumentar a oferta de trens diminuindo o intervalo. Trens de maior capacidade tendem a aumentar o intervalo o que que é tudo que nós não queremos. Além do que acho totalmente inviável porque se o povo já se amassa no trem de um pavimento imagina no de dois com degraus e tal. Não Não e não. As cidades acima tem sim alternativa de transporte rodoviário(ônibus) mas estes não atendem a demanda e não tem velocidade de percurso. Nada diferente daqui de Pirituba onde o trem inexiste. precisamos embarcar entre os sapatos das pessoas para encontrar um espaço de embarque.
      Havia um projeto não oficial de extensão da linha verde vinda da vila madalena passando pela lapa e chegando á Pirituba e porque não até Perus. Isso sim colaboraria de forma adequada para mobilidade urbana que tanto se fala hoje. Metrô é o metropolitano. Trens atendem maiores distâncias essa é a regra. Mas eu não acredito em mais nada. A linha 7 sempre foi a mais discriminada depois que a CBTU passou a ser CPTM. Desde 2009 estão trocando os cabos e rede da linha 7 é um prazo extremamente longo e vemos que falta muito, mas muito mesmo para terminar. Sem falar nas reformas de modernização ou reconstrução das estações que não saiu do papel.

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s