VIRADA: Agora é a Portuguesa que da as cartas e pressiona a CBF?

PortuguesaO iminente ingresso da Associação Portuguesa de Desportos na justiça comum anunciada na maioria dos veículos de comunicação da imprensa brasileira fez a CBF tremer e ficar desesperada, a entidade máxima do futebol cravava como seu maior triunfo a ameaça de desfiliar o clube paulista, no entanto, parece que nem isso vai fazer a Portuguesa desistir de lutar pela permanência na Série A.

Seu advogado jurídico disse que as ameaças de desfiliação já começaram por parte da CBF, mas, afirmou que irá em frente que não tem outra opção ao mesmo tempo em que diz não temê-la afirmando que isso é uma pressão política a Portuguesa é um clube centenário e tradicional um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol, eles vão tentar nos estrangular economicamente afirmou.

Ao mesmo tempo a CBF parece fazer uma consulta com a FIFA para avaliar o caso já que a Portuguesa parece mesmo disposta a arriscar tudo o que obviamente no mínimo pode comprometer o campeonato deste ano.

Essa consulta a FIFA é claramente um temor e uma possível recuada da CBF que durante muito tempo faz jogo duro contra a Portuguesa e o Flamengo que também teve a punição da perda de 4 pontos pelas mesmas razões que a Portuguesa, no caso do Flamengo a CBF ameaçou tirar o clube da Libertadores, mas, isso acabou não se concretizando por que a COMEBOL se vingou da CBF lembrando o caso Corinthians onde seus torcedores conseguiram uma liminar na justiça para assistir um jogo com portas fechadas ao público.

OPINIÃO

A Portuguesa aposta tudo por que entende que de fato a pena é injusta, tem o desgaste da imagem do STJD e a opinião pública ao seu lado, tem a MP-SP, mas, sabe dos riscos que corre, ao mesmo tempo também sabe que o litígio da grandes riscos a CBF sobre o campeonato a ser disputado este ano é uma verdadeira guerra.

Recebeu conselhos do dirigente que com o Gama em 1999 derrotou a CBF e até mesmo a FIFA nos tribunais.

É claro que a CBF quer manter o Fluminense na Série A e por isso compra essa briga a todo custo, mas, a pressão está aumentando pra cima da entidade que pode ter que recuar, mas, nessa altura das coisas arruma mais problemas por que o Fluminense não vai mais querer perder a vaga.

Se a Portuguesa entrar na justiça comum o campeonato corre o risco de nem mesmo começar e mesmo que comece pode parar no meio do caminho ou ainda a CBF sofrer multas violentas.

O mais provável é que diante de tanto desgaste a CBF deseje colocar 21 equipes no BR 2014, mas, isso pode implicar que outros clubes se sintam no direito de participar e ainda por cima pode ser que torcedores abram processo baseado no estatuto do torcedor que define que a divisão pode ter apenas 20 times.

Talvez a alternativa seria convencer o Fluminense a disputar a Série B argumentando que se ficar na Série A sofrerá grande desgaste como de fato sofrerá mantendo a quota de Série A, não seria nada mal para a situação e o Fluminense ficaria no lucro.

Mas será que a CBF depois de lutar tanto e ser tão truculenta e cassar as liminares prol Portuguesa e Flamengo desistiria agora?

Será que tem mesmo peito para desfiliar a Portuguesa?

O fato é que a CBF não quer ver seu campeonato correr o risco de ser parado ou nem mesmo começar e somente por isso deve pensar em recuar depois de tanta arrogância e truculência.

Os torcedores comuns querem ver o Fluminense na segunda divisão, mas, se ficar na primeira podem “cobrar” caro a conta, as possibilidades podem ir de boicote nos estádios, queda de audiência até cancelamento de pay-per-view, com direito a campanha deste blog que vos escreve.

O ano é de copa do mundo no Brasil e a FIFA não vai punir a CBF por não resolver esse impasse, qualquer pressão é só pressão mesmo.

As partes vão para a guerra mas o risco de fato é dos dois lados, ao que tudo indica a CBF pode perder mais do que a Portuguesa pois este já está no limbo e deve ser por isso que está jogando todas as suas fichas.

O mais importante depois que tudo isso acabar é pensar em mecanismos para se evitar desgastes como esse, por que, com todo o aparato tecnológico que temos hoje é lamentável que este caso tenha chegado a este ponto.

As mudanças deveriam ser as seguintes:

– STJD eleições a cada dois anos e nada de indicações
– Comissão de auditores entendidos de direito esportivo (regime de concurso público)
– Demandas resolvidas mais rápido
– Tudo publicado menos de 24 horas no site da CBF
– Profissionalização da arbitragem
– Calendário adequado com 30 dias de férias e de 20 a 30 dias de pré-temporada
– Punição rigorosa a clubes que não pagam atletas em dia

Estes são apenas alguns exemplos, a CBF parece desejar que as brechas continuem por que será?

E para finalizar a Portuguesa tem que ir pra cima mesmo, esse negócio de desfiliação é coagir, cabe apenas mais e mais processos é intolerável, nem tanto pela lei federal, infelizmente o STJD é desproporcional, se em todas as temporadas as regras valesse para todos os times esse assunto já teria morrido, mas, como de fato não existe uma credibilidade na justiça desportiva achamos a brecha que colocaria a Portuguesa de volta na Série A, infelizmente isso não deve fazer o Fluminense ficar na Série B, só espero que o torcedor cobre essa conta e cobre caro.

Anúncios

Sobre Thiago

Thiago Pereira de Brito (29) Jaraguá – São Paulo – SP é um cidadão que já teve de logo cedo lutar para viver, nascido no hospital Cruz Azul estava tentando ganhar peso suficiente já que nasceu fraco, mas infelizmente o excesso de oxigenação queimou o globo ocular de sua visão direita e o deixou sem entrada de luz e também afetou consideravelmente o olho esquerdo do qual enxerga estimados trinta por cento. O primeiro grande desafio do Thiago venho na infância a escolha de uma escola normal ou especial não parecia uma decisão muito fácil, mas, Thiago escolheu de bate pronto o que queria enfrentar e durante boa parte de sua vida enfrentou dificuldades sendo que a maior delas foi a sua própria alfabetização. Hoje Thiago trabalha como analista de suporte à redes por uma grande empresa, formado em ciência da computação tem uma história vencedora que você pode conhecer neste site acessando a seção História de Thiago.
Esse post foi publicado em Opinião e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s